Como escolher as peças para montar um computador Brasilia DF

Como escolher as peças para montar um computador Brasilia DF

Neste tutorial para escolher a melhor configuração na montagem de um computador, você irá encontrar pequenos resumos e dicas de como cada peça funciona.
O tutorial não possui analises e informações técnicas sobre cada componente, para isso, recomendo que procure por reviews e utilize os comentários para tirar quaisquer dúvidas. Estaremos a disposição para ajudá-lo montar um computador de qualidade.

Como faço para escolher as peças para montar um computador?

Para montar um computador você primeiro precisa definir qual será o uso, por exemplo: para jogos, acesso à internet, processamento de imagens/vídeos etc. Quando você define para qual será o uso, você irá escolher as peças de acordo com o uso. Dependendo do tipo de uso, você irá precisar de uma placa de vídeo melhor, ao invés de uma memória RAM, irá precisar de um processador, ao invés de uma placa de vídeo etc. Por isso é fundamental saber qual o uso antes de sair comprando qualquer peça.
E claro, todos os componentes devem ser de qualidade, pois irá influenciar bastante no desempenho do seu computador. Lembre do ditado o barato sai caro.

Placa-mãe: o próprio nome já diz placa-“mãe”, ou seja, componente fundamental e o mais importante da configuração. Primeiro passo que você deve prestar atenção sobre qual é o socket da placa, pois nele será conectado o processador. Cada geração de processador possui uma compatibilidade específica de socket, se você escolher uma placa mãe com socket diferente do processador, não será possível a instalação do mesmo. E verificar também se os outros componentes serão suportados pela placa-mãe.
Verifique quais recursos a placa-mãe lhe oferece, como por exemplo: PCI Express, quantidade de portas USB, quantidades de slots, placas onboard etc.
Recomendação de marcas: Asus e Gigabyte.
Processador: o processador será um dos componentes que mais irá influenciar no desempenho da máquina.
O processador deverá ser escolhido de acordo com o uso do computador como foi dito no começo. Se você irá utilizar o computador para uso básico: acesso à internet, Word, não será necessário um processador potente. Se você deseja utilizar para jogos, neste caso um processador potente será necessário, pois como eu disse, ele irá influenciar bastante no desempenho.
Recomendação de marcas: AMD e Intel.
Memória RAM: assim como o processador, ela também é um componente que influência no desempenho da máquina. Se o computador possui pouca memória RAM por exemplo, o processador irá armazenar dados no HD, que no caso deveria ser armazenado na memória RAM, e consequentemente seu sistema irá ficar lento.
Sistemas operacionais como Windows 7 e Windows 10 precisam de pelo menos 1 GB para versão x32 e 2 GB para a versão x64, ou seja, 2GB já seria aceitável, porém para um melhor desempenho 4 GB seria excelente.
Uma quantidade maior de memória RAM faz com que mais tarefas sejam processadas, por exemplo vários programas abertos, rodar um jogo pesado mais tranquilamente etc.
Recomendação de marcas: Corsair, Kingston, Patriot etc.
Disco Rígido (HD) e SSD: o HD que possui um bom desempenho irá influenciar na velocidade em que os arquivos e programas são abertos.
Na escolha do HD você deve verificar além da sua capacidade de armazenar arquivos, a rotação do disco (RPM).
Ele também irá depender do seu uso, se você apenas utiliza para acesso à internet, um HD com até 320 GB ou menos já seria suficiente. Se você irá utilizar para edição de vídeos por exemplo, um HD com capacidade de armazenamento maior será necessário.
Já o SSD é considera a evolução dos HDs, pois diferente do HD, o SSD não possui componentes eletromecânicos e não necessita de partes móveis ou motores para funcionar. Suas operações são feitas eletricamente, o que torna as operações de leitura e escrita mais rápidas.
Se você deseja uma melhor performance para seus programas, o SSD é uma boa alternativa.
Porém nem tudo são flores, os SSDs são bem caros e possui uma capacidade de armazenamento menor em relação aos HDs.
Recomendação de marcas: Seagate, Western Digital, Samsung etc.

Como escolher as peças para montar um computador Brasilia DF
Como escolher as peças para montar um computador Brasilia DF

Placa de vídeo: irá definir a qualidade gráfica e dependendo do uso irá influenciar bastante no desempenho.
Para rodar jogos atuais, trabalhar com edições de vídeo etc, que trabalham em 3D, uma excelente placa de vídeo é necessária.
Recomendação de marcas: AMD, NVIDIA, Asus, Gigabyte etc.

Como escolher as peças para montar um computador Brasilia DF
Como escolher as peças para montar um computador Brasilia DF

Fonte: item totalmente importante para a máquina, pois é ela que irá fornecer energia para os demais componentes. A placa de vídeo por exemplo exige bastante da fonte. Procure comprar uma fonte que será capaz de distribuir energia sem problemas para o computador e que seja de qualidade. Uma fonte que não suporta o resto dos componentes, pode acabar danificando-a.
Recomendação de marcas: Corsair, Zalman, OCZ etc.

Manutenção de Computadores e Servidores de rede

Gabinete: ao escolher um gabinete verifique se ele é compatível com a sua placa-mãe (ATX ou AT). Procure por gabinetes que possui bom espaço interno e boa refrigeração. O gabinete que não possui uma boa refrigeração, irá afetar nas temperaturas dos componentes, por isso é importante manter bem refrigerado, para não causar danos as peças.
Recomendação de marcas: CoolerMaster, Thermaltake, Corsair etc.

Essas são as peças mais importantes para a montagem de um computador. Componentes como mouse, teclado etc, fica ao seu gosto escolher.

Montar computador ou comprar pronto?

Montar seria a melhor maneira, além de sair mais barato, você monta o computador como desejar, montando com componentes de qualidade e confiável.
Muitas vezes você consegue montar um computador superior com o mesmo preço de um já pronto.
Se você não sabe como escolher as peças para montagem de um computador, pede ajuda para um técnico ou poste aqui nos comentários .